O Projeto.
O Objetivo.
A Importância.
Os Quadros
Idealizadores
Celebridades Engajadas
Parcerias
Para refletir
Educação Ambiental
Dicas Ecológicas
Notícias
Links interessantes
Contato
Blog Bem Natural
     
 

                                                                                 Dicas para ajudar a salvar o planeta!                                                          Atitudes simples quando somadas            conseguem grandes mudanças!!!


Diga não as sacolas plásticas descartáveis. Na hora de embalar as suas compras nos supermercados peça caixas de papelão ou leve de casa a sua "sacola ecológica". Hoje já existem sacolas biodegradáveis (se decompõem na natureza) para o depósito do lixo, peça no seu supermercado.

Use e abuse da luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa e seu ambiente de trabalho em vez de acender lâmpadas. Por falar em lâmpadas prefira sempre as de luz fria você vai fazer uma grande economia no fim do mês.

Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by consomem energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso, isso inclui o carregador de celular. 

Na hora de comprar eletrodomésticos opte pelos com o selo Procel (Brasil) ou Energy Star (importados). Eles consomem menos energia que os outros e são menos nocivos ao meio ambiente. Procure controlar o uso de eletros como por exemplo a secadora, prefira o varal e recorra a ela somente em casos urgentes.

Uma das maiores faltas de consciência ambiental é jogar lixo nas ruas. Quem é que nunca presenciou a cena de alguém atirando lixo pela janela do carro? Não se sinta intimidado em chamar a atenção, pois os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.                    Lugar de lixo é no lixo!

Plante uma árvore ou se inscreva em programas como o clickarvore pela internet. "Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves”, ensina Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.  http://www.clickarvore.com.br

Troque o elevador pelo uso da escada. Além da economia de energia essa prática pode contribuir para sua saúde e um corpinho mais enxuto.

Não troque seus aparelhos eletro-eletrônicos com tanta frenquência. Procure substituí-los somente quando apresentarem um consumo maior ou problemas de manutenção. Controle seus impulsos e não substitua-o apenas para ter um modelo mais atual. E lembrando, quando for se desfazer deles procure um coletor de reciclagem ou mesmo o revendedor.

Se dedique para que a empresa onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis. Sugira e cobre para que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo. Ah, e não desanime se o sucesso não for imediato, lute para divulgar e estabelecer políticas de educação ambiental.

Prefira o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente. Ah, e imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.

Evite produtos descartáveis,  procure carregar sua própria garrafinha de água no trabalho, no carro e na academia. Aproveite para inflluenciar seus colegas, essa é uma ótima ação.

Exija madeira certificada. Fique de olho na hora de comprar móveis ou materiais de madeira e peça para ver o registro do FSC (Conselho de Manejo Florestal) ele atesta a exploração sustentável de florestas, baseada em princípios ambientais, econômicos e sociais, como relações trabalhistas transparentes. Informações sobre onde achar madeira certificada no site www.fsc.org.br  .